Morreu José Correia Azevedo, figura ímpar da Enfermagem em Portugal

• 13-01-2024

Morreu esta madrugada, aos 87 anos, José Correia Azevedo, uma referência insubstituível da luta pelos direitos dos Enfermeiros.

Figura ímpar da história da enfermagem em Portugal, foi presidente do Sindicato dos Enfermeiros e desenvolveu um longo e profícuo trabalho sindical ao longo de décadas.

Foi um dos protagonistas da histórica greve de 1976 que, segundo o próprio, mudou para sempre a Enfermagem em Portugal.

Inteligente e culto, nem sempre consensual, mas fiel aos seus princípios e valores, tinha a coragem e a resiliência dos sindicalistas tradicionais e enfrentava sem hesitações ou receio os empregadores dos Enfermeiros.

Foi uma inspiração e um exemplo para gerações de dirigentes sindicais.

Licenciado em Filosofia e Mestre em Teologia e Ética da Saúde, exerceu as funções de Enfermeiro Diretor.

“A Enfermagem portuguesa está de luto. É uma grande perda”, lamenta o Bastonário da Ordem dos Enfermeiros. Luís Filipe Barreira acrescenta que “aprendi muito com o Enfermeiro José Azevedo e devemos-lhe uma vida de luta por melhores condições de trabalho para os Enfermeiros. Perdemos hoje um dos nossos melhores, resta-nos honrar o seu imenso legado.”