Mais de 30 mil cédulas enviadas aos Enfermeiros

  • 04-01-2023

 

Mais de 30 mil novas cédulas profissionais, que têm como novidade um QR Code com toda a informação relativa aos títulos profissionais, já foram enviadas aos Enfermeiros. Até ao final do mês, todos os 84 mil Enfermeiros terão em mãos a nova cédula.

 

A OE constatou, no entanto, que algumas cédulas foram emitidas com uma parte da foto com fundo escuro, o que se deveu à não actualização da fotografia por parte dos membros, apesar da ampla divulgação, nos canais diferentes da OE, para que a foto fosse actualizada no Balcão Único. Se for esse o seu caso, a cédula deve ser remetida à sede da Ordem dos Enfermeiros, em Lisboa, para a emissão de uma nova. Mas, entretanto, a fotografia deve ser mesmo actualizada no Balcão Único.

Recordamos que a fotografia deve ser a mais actual possível (com menos de quatro anos), para que possa ser facilmente identificado, a cores e em fundo branco ou azul claro.

O tamanho da fotografia, tipo passe, é de 45mm de altura por 35mm de largura. Não é permitido efectuar ajustes na imagem.

É fundamental também ter a morada actualizada no Balcão Único.

 

Este é o culminar de um processo de modernização da cédula profissional, que teve início em 2019, quando se retirou a vinheta e alterou o design. Agora, com o QR Code, que irá conter toda a informação relativa aos títulos profissionais, competências acrescidas, averbamentos, domicílio profissional entre outros, vai poder aceder a todas as informações necessárias através do telemóvel.

 

De recordar também que, desde 1 de Dezembro, os Enfermeiros que façam pedido de competência acrescida pagam unicamente os emolumentos respeitantes ao processo (10 euros), uma vez que com o QRcode não carecem de emissão de nova cédula, poupando, assim, 20 euros. Já o averbamento passa a ser gratuito.

 

Os emolumentos relativamente aos títulos de Enfermeiro e Enfermeiro Especialista são iguais, uma vez que carecem de emissão de nova cédula.

 

Acreditamos que a nova cédula será da maior utilidade e facilitará a vida dos Enfermeiros. Trata-se de uma nova cédula para um tempo novo!