Maioria dos Enfermeiros satisfeitos com a Ordem

• 19-11-2018

Mais de metade dos Enfermeiros que trabalham em Portugal estão satisfeitos com a Ordem dos Enfermeiros (OE). Os resultados são do Estudo “Satisfação Profissional dos Enfermeiros em Portugal”, do Enfermeiro Eduardo Bernardino, Mestre em Gestão em Saúde, segundo o qual 46% dos profissionais afirmam-se satisfeitos com a prestação da OE e 9,5% dizem-se mesmo muito satisfeitos, num total de 55,5% que fazem uma avaliação positiva da OE.

“Este resultado demonstra claramente que a maioria dos Enfermeiros se encontra satisfeita com a prestação da Ordem dos Enfermeiros no presente momento”, conclui o estudo, sublinhando que “nunca se falou tanto de Enfermeiros como nos últimos três anos, coincidentes com o actual mandato”. Pelo contrário, quanto aos sindicatos, o estudo revela uma inversão no que diz respeito à satisfação: é que mais de 80% dos Enfermeiros fazem uma apreciação negativa dos Sindicatos, sendo que 44,9% estão mesmo muito insatisfeitos e 35,7% insatisfeitos. “Este resultado demonstra claramente que a maioria dos Enfermeiros não se encontram satisfeitos com a sua representação sindical”, lê-se no documento.

O estudo de Eduardo Bernardino mostra outros dados relevantes, relativos à remuneração e carreira profissional, que confirmam a insatisfação dos profissionais: 41,35% dos Enfermeiros estão insatisfeitos com a profissão, contra 30,3% que se afirmam satisfeitos. Há ainda 19,7% que garantem estar mesmo muito insatisfeitos e apenas 4,3% que estão muito satisfeitos. Os resultados são ainda piores quando questionados sobre o grau de satisfação com a carreira profissional: mais de metade dos profissionais (56,5%) estão muito insatisfeitos, a que se juntam 34,4% de insatisfeitos, o que significa que 90% dos Enfermeiros estão descontentes com a carreira profissional, e apenas 6,7% dizem-se satisfeitos.

Também a remuneração não satisfaz a esmagadora maioria dos Enfermeiros: 66,2% estão muito insatisfeitos com o que ganham e 30,3% insatisfeitos. Apenas 2,6% estão satisfeitos com o seu salário.

Consulte aqui o estudo.