ICN envia carta de apoio à Ordem e aos Enfermeiros portugueses

  • 01-04-2020

 

O ICN – Conselho Internacional dos Enfermeiros enviou uma carta e um vídeo a manifestar o seu apoio à Ordem dos Enfermeiros de Portugal pelo trabalho que tem realizado durante o surto do vírus COVID 19.

“Temos conhecimento que os casos continuam a aumentar em Portugal, como em muitos países do mundo. Aplaudimos o trabalho para manter os Enfermeiros e pacientes informados através do vosso site”, começa por dizer a presidente do ICN, Annete Kennedy, na carta dirigida à Bastonária, Ana Rita Cavaco, fazendo ainda questão de apoiar a carta aberta ao primeiro-ministro: “Apoiamos também a carta aberta que escreveu, em colaboração com a Ordem dos Médicos e a Ordem dos Farmacêuticos, ao primeiro-ministro António Costa, apelando ao Governo para que apresente as medidas essenciais para conter a pandemia e para fornecer mais equipamentos de protecção individual (EPI) e testes”.

O ICN, que está muito preocupado “com a saúde e segurança dos Enfermeiros”, insiste, tal como a OMS, no apelo aos governos para que os profissionais de saúde sejam testados e para que tenham acesso a equipamentos de protecção individual, considerando que a grave situação de Itália trata-se de um “aviso gritante” aos outros países para que garantam a protecção daqueles que estão na linha de defesa.

Na mesma carta, o ICN agradece a todos os Enfermeiros portugueses “que trabalham longas horas e fazem sacrifícios pessoais para prestar cuidados essenciais”.

Foi ainda enviada uma mensagem em vídeo do CEO do ICN, Howard Catton, onde este agradece aos Enfermeiros portugueses, lembrando-os que não estão sozinhos.

 

Leia aqui a carta.