Fundação Champalimaud desenha estudos sorológicos em parceria com a Ordem dos Enfermeiros

• 17-04-2020

A Ordem dos Enfermeiros associa-se à Fundação Champalimaud para a realização de um projeto pioneiro de testes sorológicos que visa definir o grau de exposição ao novo coronavírus de profissionais de saúde e da população mais alargada.

Os testes sorológicos permitem detectar se as pessoas que foram infetadas de forma assintomática, com sintomas muito ligeiros, e que nunca perceberam que estiveram infetadas, têm anticorpos para o coronavírus, ou seja, pessoas que tendo tido contacto com este vírus deverão estar mais protegidas de novas reinfeções, podendo assim retomar a sua atividade com mais confiança. Estes testes revestem-se da maior importância para os profissionais de Saúde, uma vez que estes estão mais expostos ao risco, entre os quais Enfermeiros e Assistentes operacionais.

Em articulação com a Ordem dos Enfermeiros, será lançado um projeto-piloto que abrangerá, numa primeira fase, enfermeiros e assistentes operacionais que estão em contacto direto com doentes Covid-19 em dois dois maiores centros hospitalares do País: o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e o Hospital de Santo António, no Porto.

Os estudos laboratoriais por método ELISA são suportados nesta fase pela Fundação Champalimaud. No caso do hospital de Santa Maria, prevê-se que sejam recolhidas amostras sanguíneas de 191 Enfermeiros e 136 assistentes operacionais, enquanto no Santo António o estudo abrangerá amostras sanguíneas de 186 Enfermeiros e 154 assistentes operacionais, num total de 667 profissionais.