ERC confirma razão da queixa de Ana Rita Cavaco e Luís Barreira contra o jornal “Público”

  • 23-05-2023

 

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) deliberou que o jornal “Público” «não cumpriu cabalmente o dever de informar com rigor e objetividade» na elaboração da peça jornalística intitulada "Ministério Público usa facturas de restaurantes para incriminar bastonária dos enfermeiros", publicada no dia 2 de fevereiro de 2023.

 

Diz a ERC que o “Público” apresentou valores errados nos gastos em restaurantes que na verdade não constam da acusação reforçando o juízo negativo que é feito sobre a conduta dos visados na notícia.

 

A deliberação da ERC surge na sequência da queixa apresentada pela Bastonária, Ana Rita Cavaco e pelo Vice-presidente da Ordem dos Enfermeiros, Enf. Luís Barreira que se sentiram lesados na sua honra devido às acusações infundadas, sensacionalistas e jocosas publicadas naquele jornal.

A OE congratula-se com as conclusões da ERC mas lamenta que daqui não sejam retiradas quaisquer consequências a não ser instar o jornal “Público” a respeitar o dever de informar com rigor, objetividade e isenção.

Até por isso, segue-se o processo cível contra o jornal e a jornalista que assinou a peça.

 

Veja a decisão da ERC aqui.