Enfermeiro português cria dispositivo para evitar infecções com ventiladores

• 14-04-2020

O Enfermeiro Mário Gomes, com 17 anos de profissão, criou um dispositivo para ventiladores, procurado em todo mundo, para evitar que o ar expirado pelos doentes contamine os profissionais de saúde.

O modelo em ficheiro informático foi criado em apenas 48 horas, com a ajuda de um amigo, impresso, e, no espaço de uma semana, disponibilizado aos profissionais de saúde que o solicitaram, a custo zero.

“Na minha preparação para esta situação pandémica, reparei que não existia disponível equipamento adequado, de manuseio e fácil acesso, que garantisse, em simultâneo, a segurança do procedimento, do utente e do profissional”, explica Mário Gomes, que está numa unidade dedicada exclusivamente à Covid-19 e pertence à Estrutura de Idoneidades da Ordem dos Enfermeiros.

Em causa está o processo de entubação pela traqueia, de pessoas que vão ser ligadas ao ventilador, um procedimento que numa doença altamente infeciosa tem de ser realizado assegurando o total bloqueamento da passagem de ar contaminante do doente para o exterior, pelo que é indispensável o recurso a um ‘clamp’.

O modelo, que pode ser impresso com recurso a impressoras de tecnologia 3D, está disponivel numa página de Facebook (https://www.facebook.com/groups/clamporotraqueal/?fref=mentions ) e já foi solicitado por vários países da América Latina.

Este é apenas mais um exemplo da capacidade e espírito de missão dos Enfermeiros portugueses, tantas vezes reconhecidos lá fora, mas que continuam, sob anonimato e longe dos holofotes, a trabalhar cá dentro. Obrigada Mário!