Duas licenciaturas em Enfermagem não acreditadas pela A3ES

• 04-07-2018

O trabalho desenvolvido pela Ordem dos Enfermeiros em conjunto com a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) já levou ao fecho de duas licenciaturas em Enfermagem, por não reunirem as condições exigíveis à formação dos Enfermeiros.

Em causa estão as licenciaturas em Enfermagem da Escola Superior de Saúde Jean Piaget do Algarve e da Universidade Fernando Pessoa, no Porto e Ponte de Lima.

No entanto, a licenciatura da Escola Superior de Saúde Jean Piaget do Algarve foi recentemente acreditada, a 20 de Junho último, após ter sido adaptada às exigências da A3ES.

A não acreditação dos cursos pela A3ES resulta de um trabalho de avaliação, que inclui pareceres da Ordem dos Enfermeiros sobre os planos curriculares. A A3ES tem levado em conta a posição da OE, sempre que é solicitado um relatório, e decidiu não acreditar dois ciclos de formação.

“Este é um trabalho fundamental para continuarmos a garantir elevados padrões de qualidade na formação dos Enfermeiros portugueses”, diz o vice-presidente da Ordem dos Enfermeiros, Luís Barreira, sublinhando que a OE tem participado activamente nos processos oficiais de acreditação e avaliação dos cursos que dão acesso à profissão.