Alegado caso de maus tratos no Hospital de Abrantes

• 12-04-2024

No seguimento de várias notícias publicadas sobre um alegado caso de maus tratos e filmagens a doentes e do alarme social suscitado, vem a Ordem dos Enfermeiros prestar os seguintes esclarecimentos:

1. No passado dia 10 de abril deu entrada junto dos serviços da Ordem dos Enfermeiros Secção Sul uma participação sobre alegadas práticas de maus tratos e filmagens ilícitas de um enfermeiro inscrito nesta Ordem Profissional.
  2. A participação foi enviada para o órgão disciplinar competente da Ordem dos Enfermeiros, o Conselho Jurisdicional, para os devidos efeitos legais, encontrando-se em tramitação.
  3. Adicionalmente vai proceder ao envio dos factos que teve conhecimento aos órgãos judicialmente competentes para a aferição de eventual responsabilidade criminal por parte do enfermeiro em questão.
  4. Contrariamente ao noticiado apenas durante a tarde de hoje foi rececionado um ofício meramente declarativo por parte da ULST Abrantes dando nota dos factos e da abertura de processo disciplinar ao membro em questão, mas sem a junção de qualquer tipo de suporte documental.
  5. A Ordem dos Enfermeiros está particularmente atenta e vigilante a todas as situações onde possam ser colocados em causa direitos e a qualidade da prestação de cuidados de saúde a todos os beneficiários dos serviços de enfermagem, em particular dos mais vulneráveis.
  6. A Ordem dos Enfermeiros não vai prestar qualquer declaração sobre este assunto até ao fim da regular tramitação processual e pronúncia definitiva do Conselho Jurisdicional.