ACTUALIZAÇÃO - Comunicado

Registo de Vacinas

• 31-05-2017

ACTUALIZAÇÃO:
Após a intervenção da Ordem dos Enfermeiros (OE), o Governo garantiu que a nova plataforma de registo dos dados da vacinação só avançará depois de estarem migrados todos os dados.
Recorde-se que a OE, atendendo às dificuldades nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) decorrentes da falta de enfermeiros para a prestação de cuidados de enfermagem em segurança e qualidade e antevendo-se problemas na implementação do novo registo de vacinas, tinha anteriormente recomendado que a migração estivesse concluída antes de entrar em funcionamento a nova plataforma.

NOTA da SPMS

Exmos. Senhores,

De forma a centralizar a informação relevante ao processo de vacinação da população presente em Portugal foi desenvolvido pela SPMS, em colaboração com a DGS, um novo sistema de informação centralizado que irá substituir o módulo de vacinação do SINUS.

A migração de dados do SINUS, está a decorrer desde abril do corrente ano tendo até à data sido migrados os dados de 6 Unidades Locais de Saúde e de 1 ACES (70 Centros de Saúde), o que corresponde a 848 467 utentes com inscrição ativa nas unidades migradas (num total de 1 976 943 indivíduos tratados).

De uma forma resumida somos a informar que:

·         O arranque do piloto do projeto VACINAS no Centro de Saúde de Sines no dia 16/04/2016;

·         A conclusão da migração das unidades da Unidade local de Saúde do Litoral Alentejano, após significativas melhorias da aplicação, ocorreu no final dezembro 2016;

·         Na reunião do dia 15/02/2017 foi apresentado, aos interlocutores nomeados por cada ACES/ULS e responsáveis de vacinação das ARS, o plano implementação do VACINAS até final do corrente ano;

·         No dia 17/03/2017 foi disponibilizada a plataforma formação e-learning a todos os interlocutores identificados, para divulgação aos enfermeiros e médicos das unidades funcionais do ACeS/ULS;

·         Entrou em vigor a Circular Normativa Conjunta (http://spms.min-saude.pt/2017/04/circular-normativa-conjunta-no03dgsspms/) no dia 28 de abril de 2017;

·         No dia 11/5/2017 foi realizada nova reunião com vista a apresentar calendário de implementação divulgado na circular conjunta, efetuar ponto de situação do projeto e de esclarecer eventuais dúvidas;

Desde dia 15 de maio, no seguimento da Circular Normativa Conjunta (http://spms.min-saude.pt/2017/04/circular-normativa-conjunta-no03dgsspms/) foi ainda disponibilizada progressivamente a aplicação para registo de novas inoculações a 11 ACES que irão ser alvo de posterior migração de dados.

O plano de trabalhos, nesta fase, pressupõe a disponibilização progressiva da aplicação centralizada VACINAS a todas a unidades de cuidados de saúde primários, com migração total e posterior de todos os dados existentes no SINUS. Esta disponibilização tem como objetivo acelerar o registo central de vacinas, passando este a estar acessível por todos os profissionais em qualquer unidade de saúde.

Para implementação do plano apresentado na reunião de 11/5, e enquanto não ocorrer a migração total dos dados, foi solicitado aos Srs. Enfermeiros, não transcrição de toda a informação constante do SINUS, mas sim a dose imediatamente precedente à inoculação que vai ser administrada e registada no sistema Vacinas.

As migrações de dados do SINUS estão ser efetuadas e acontecerão pela mesma ordem da disponibilização do VACINAS, sendo que apesar de não ter impacto no funcionamento da aplicação, as migrações serão comunicadas antecipadamente. Após migração dos dados a aplicação para registo e consulta deverá ser o VACINAS.

A aplicação centralizada VACINAS está já em utilização por 1.551 Srs. Enfermeiros, sendo que até à data já foram registadas sem migração na nova aplicação aproximadamente 3.700 vacinas, num total de mais de 19 500 Vacinas registadas centralmente.

PSDias