Webinares da diálise regressam a 7 de Março

  • 20-02-2023

O programa Diabinar, da Comissão Regional de Peritos de Técnicas de Diálise, regressa no próximo dia 7 de Março, com um webinar denominado “Da Avaliação à Construção”. O programa do evento incidirá sobre a Consulta de acessos, o papel do Enfermeiro na consulta de acessos e, por fim, no empoderamento do doente. As inscrições são gratuitas e já se encontram disponíveis no balcão único da OE.

 

Para a pessoa com Doença Renal Crónica (DRC) em tratamento de hemodiálise, a fistula arteriovenosa (FAV)é quase literalmente a sua linha de Vida.

 

O sucesso da hemodiálise a longo prazo depende essencialmente da pessoa ter um acesso vascular, sem problemas.

 

É importante que a localização da FAV seja cuidadosamente escolhida. Precisa de ser facilmente acessível para o tratamento dialítico e ao mesmo tempo ter o mínimo de complicações para a pessoa doente. Como as áreas que satisfazem ambos os requisitos são limitadas, é muito importante manter o funcionamento da FAV durante o maior tempo possível. Enquanto o cirurgião desempenha claramente um papel vital na criação de um AV (Acesso Venoso) que funcione bem, os Enfermeiros de diálise, os membros da equipa multidisciplinar e os próprios doentes também têm importantes papeis a desempenhar.


É fortemente recomendado o encaminhamento precoce do doente com DRC para um nefrologista e/ou cirurgião vascular. Essa abordagem ajuda a preservar os futuros locais para o AV e proporciona tempo suficiente para planear a sua construção e uma maturação adequada.

 

Inscreva-se aqui.

RPR