Webinar: Higienização das unidades de saúde - Perspectiva do GCL/PPCIRA

• 12-06-2020

Na terceira quinta-feira do mês de Junho, dia 18, o Enfermagem às Quintas traz-nos um webinar sobre as perspectivas do PPCIRA para a limpeza das unidades de saúde. As inscrições para este evento, gratuitas porém obrigatórias, já se encontram abertas no Balcão Único.

Os webinares do Conselho Directivo Regional Norte da Ordem dos Enfermeiros, realizados todas as quintas-feiras pelas 21h30, são já uma constante na vida de algumas centenas de enfermeiros. Na próxima semana, Arnaldo Dias, do GLC/PPCIRA do Hospital de São João, no Porto, é convidado a explicar a visão do controlo de infecção na higienização das unidades de saúde.

Higienização de superfícies: porquê, quando e como?, Como avaliar e validar o processo de higienização? e os desafios que se impõem às instituições de saúde e aos profissionais serão os temas abordados pelo palestrante numa sessão que se antecipa participada pela, cada vez maior, necessidade de uma limpeza eficaz das superfícies para maior protecção dos profissionais e dos utentes. As infeções relacionadas com os cuidados de saúde representam um risco acrescido à segurança dos doentes e dos cuidados prestados nos serviços.

Diversos estudos demonstram que os microrganismos, epidemiologicamente relevantes, contaminam as superfícies e os equipamentos, havendo a possibilidade de sobreviverem por períodos que podem chegar a alguns meses, motivo pelo qual, falhas nos processos de limpeza e desinfeção de superfícies podem ter como consequência a disseminação e transferência de microrganismos.

Inscreva-se já.

RPR