WEBINAR: A retoma da actividade cirúrgica em tempo de pandemia

  • 10-07-2020

A sétima edição do Enfermagem às Quintas realiza-se já no dia 16 de Julho, pelas 21h30, e traz a debate a retoma da actividade cirúrgica.

 

A pandemia foi decretada pela Organização Mundial de Saúde no dia 11 de Março de 2020. Esta declaração levou a que fossem canceladas milhares de cirurgias programadas não urgentes no intuito de preparar o SNS para a possibilidade da existência de um grande fluxo de doentes, como se tem vindo a verificar em vários países. Os blocos operatórios que se mantiveram em funcionamento verificaram adaptações dramáticas na sua organização, funcionamento, circuitos e foram depauperados de recursos humanos que tiveram, não raras vezes, de prestar cuidados nas áreas Covid, verificando-se assim um aumento do tempo de espera para cirurgia.

 

A retoma da atividade cirúrgica está condicionada pela evolução epidemiológica da pandemia, de forma a garantir uma reserva da capacidade do SNS para o eventual aumento do número de casos Covid 19. É fundamental que a retoma seja uma realidade, porém que seja realizada com segurança.

 

Este webinar pretenderá responder às seguintes questões: 

Recomendações para a actividade cirúrgica em contexto de ambulatório; 

Recomendações da AESOP para a retoma da atividade cirúrgica em tempo de pandemia; 

As mais recentes orientações sobre a retoma cirúrgica;  

As principais preocupações dos profissionais que exercem as suas funções em contexto de bloco operatório.

 

À semelhança das edições anteriores do Enfermagem às Quintas, as inscrições são gratuitas porém obrigatórias, devendo ser realizadas através do Balcão Único.

 

Inscreva-se já!

 

RPR