Visita institucional à UCC de Ermesinde – ACeS Maia / Valongo

• 22-01-2013

A 15 de janeiro realizou-se uma visita institucional à UCC de Ermesinde – ACeS Maia / Valongo com a presença de sua Excelência o Ministro da Saúde, Dr. Paulo Macedo e o Digníssimo Bastonário da Ordem dos Enfermeiros (OE) – Enf. Germano Couto, acompanhados do Presidente da Secção Regional do Norte (SRN) da OE, Enf. Jorge Cadete, da Secretária/Vogal do CDR/SRN, Enf.ª Rosário Fonseca, e diversas personalidades da Administração Regional de Saúde do Norte e representantes do poder autárquico.

Esta iniciativa teve como objectivo dar a conhecer ao Sr. Ministro da Saúde as actividades assistenciais de proximidade ao cidadão de uma Equipa de Cuidados Continuados Integrados (ECCI), em particular a prestação de cuidados domiciliários de Enfermagem a dois doentes.

Após visita às instalações da UCC de Ermesinde acompanhada pela sua Coordenadora, Enf.ª Susana Cunha, assistiu-se à apresentação de dados relativos às actividades da ECCI pelo Enf. João Alves, seguida da apresentação de uma análise de SWOT pela Vogal do Conselho Clínico, Enf.ª Áurea Jorge, sobre o trabalho desenvolvido pelos enfermeiros do ACeS. Esse momento terminou com breves alocuções do Sr. Bastonário e do Sr. Ministro alusivas aos motivos da visita.

Realizaram-se depois as duas visitas domiciliárias acompanhadas pelos Enfermeiros João Alves e Rui Silva com a presença do Sr. Ministro da Saúde, Sr. Bastonário, Presidente da SRN e outras individualidades, tendo havido a oportunidade de observar em contexto domiciliário a realidade da prestação de cuidados a dois doentes integrados na ECCI de Ermesinde.

Da constatação desta realidade o Sr. Ministro salientou o papel importante dos enfermeiros nos cuidados de saúde primários, mencionando que os cuidados na comunidade são uma das prioridades do Ministério da Saúde, pela proximidade e visão integradora dos mesmos e pelo reconhecimento pelos doentes / cuidadores da importância do trabalho desenvolvido pelos enfermeiros nas UCC e ECCI.

CDR - GCI/AS