Vamos todos ajudar o Miguel!

  • 01-04-2021

Miguel, de 6 anos, filho de dois enfermeiros, foi o mote para a organização de uma brigada de recolha de sangue e dadores de medula óssea realizado no dia de hoje. O evento iniciou-se pelas 09h00 e terá lugar durante todo o dia nas instalações da Secção Regional Norte da Ordem dos Enfermeiros, situada na Rua de Latino Coelho, nº 364.

 

O filho de um casal de Enfermeiros de Faro, precisa de um transplante de medula óssea urgente, depois de lhe ter sido diagnosticado síndrome mielodisplásico. Esta doença rara tem como tratamento o transplante de medula óssea, que é a única esperança de Miguel e sua família.

 

Os 108 voluntários inscritos para a iniciativa poderão doar sangue e fazer o registo no CEDACE (Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão) durante todo o dia de hoje, contribuindo, por um lado, para os stocks de sangue do país, e por outro, garantindo que a sua tipagem HLA fica disponível em bases de dados nacionais e internacionais, podendo assim o dador salvar um doente, seja ele um vizinho, ou esteja do outro lado do mundo. Ser dador de medula óssea pode salvar vidas. Basta ter entre 18 e 45 anos, um mínimo de 50 quilos e 1,50 m de altura.

 

“Os voluntários que se inscrevem no dia de hoje, podem estar a salvar já os doentes de amanhã. Estando as bases de dados disponíveis, garantimos que as bases de dados internacionais são engrossadas e, como tal, a abrangência é mais lata, permitindo uma compatibilidade registada maior do que a disponível. Qualquer dador é um potencial salvador de vidas”, afirma o Presidente da SRNOE, João Paulo Carvalho.

RPR