Vacinação Covid-19: estratégia e situação atual

  • 11-01-2021

O tema do momento chega ao “Enfermagem às quintas”. Nesta quinta-feira, 14 de Janeiro, pelas 21h30, através da plataforma webex. O debate sobre a vacinação contra a Covid-19 contará com um painel constituído por Ana Rita Cavaco, da OE, Paula Costa, do CHUSJ, Paula Duarte, da ARS Norte e Ricardo Mexia, da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, ficando a moderação nas mãos do Vice-presidente da OE, Luís Barreira.

As inscrições, sendo gratuitas, são obrigatórias e podem ser efectuadas através do Balcão único.

 

O programa deste evento consiste em quatro partes: Plano de Vacinação, Estratégia global e contributos da OE; Estratégia de gestão e operacionalização hospitalar; Estratégia de gestão e operacionalização em CSP; A vacinação enquanto estratégia de SaP: prós, contras e ponto de situação atual; contando com as intervenções de Ana Rita Cavaco, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Paula Costa, do CHUSJ, Paula Duarte, da ARS Norte e Ricardo Mexia, Presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública. A moderação do painel ficará a cargo de Luís Barreira, Vice-presidente da OE.

 

O Plano de Vacinação Covid-19 foi apresentado no dia 3 de dezembro. Foram definidos os grupos prioritários a quem a vacina deve ser administrada, estabeleceram-se as fases de vacinação, concebeu-se a logística de todo o processo e descreveram-se as estratégias para garantir a sua segurança.

 

Neste âmbito, sabemos ter existido investimento em mais de 22 milhões de vacinas, que deverão ser administradas em duas doses, e de forma gratuita, universal e facultativa. A concretização do plano está a cargo do SNS e as primeiras vacinas já contamos com várias doses de vacina administradas. 

 

Inscreva-se aqui.

RPR