Um olhar sobre as emoções dos enfermeiros do perioperatório em época de pandemia

  • 30-12-2020

O Enfermagem às Quintas regressa aos serões dos enfermeiros já no dia 7 de janeiro, pelas 21h30, como habitualmente. A segunda edição do programa de webinares da SRNOE começa com uma reflexão sobre o tema das emoções dos enfermeiros do perioperatório em época de pandemia. As inscrições já se encontram abertas no Balcão único, sendo gratuitas, no entanto, obrigatórias.

 

O mundo luta há cerca de 1 ano, contra um inimigo invisível que mudou as prioridades da população e está a causar alterações sociais, profissionais, políticas e económicas. 

Este contexto de pandemia é muito exigente para os enfermeiros do peri-operatório, tal como para toda a classe profissional, dado que se encontram há meses a prestar cuidados de enfermagem em condições peculiares e excecionais, sempre munidos de equipamentos de proteção individual, de forma a evitar o contágio.

 

As exigências impostas pelo número de infetados por covid 19, expõe os enfermeiros do peri-operatório a uma grande instabilidade profissional, sendo estes mobilizados para áreas covid (internamentos e unidades de cuidados intensivos), prestando cuidados de enfermagem específicos dessas áreas, para os quais não estão preparados e para os quais não foram devidamente integrados. Tudo isto causa um enorme desgaste físico e principalmente emocional.

 

Como têm os enfermeiros do peri-operatório enfrentado os desafios diários? Como têm conseguido manter a estabilidade emocional? Como têm conciliado a sua vida profissional com a sua vida pessoal? Que apoio psicológico os hospitais têm disponibilizados aos enfermeiros?

 

Participe neste debate. Inscreva-se aqui.

RPR