ULSN recebe discussão das especialidades e competências acrescidas

• 04-12-2018

A Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros (SRNOE) promove o regresso do Fórum de Discussão. "O tema especialidades e competências acrescidas é o mote para  5 Fóruns a serem realizados nos 5 distritos da área de abrangência desta Secção Regional", explica João Paulo Carvalho. Acrescenta, o Presidente da SRNOE, manter “a necessidade de cumprir o prometido, nomeadamente no Pelo Norte da Enfermagem 2017, e de promover a proximidade e a discussão de temas para que se dissipem dúvidas e se promova o desenvolvimento técnico e científico da profissão”.

"As especialidades, as competências acrescidas e o enquadramento das diversas funções do enfermeiro na conjectura actual foram dos temas mais questionados e, por isso, vamos conversar sobre ele", acrescenta.

A quinta edição desta iniciativa realizar-se-à no concelho de Bragança, entre as 15:00h e as 17:30h, no auditório da ULSN.

Com a aprovação do regulamento geral das áreas de competência acrescida da Ordem dos Enfermeiros (OE), passou a ser possível reconhecer competências acrescidas em áreas de exercício profissional nas quais os Enfermeiros exercem, há muitos anos, sem o reconhecimento, formal, da sua Ordem.

O evento conta com a presença do Vice-presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Enfermeiros, Enfermeiro Luís Barreira, que em declarações no passado mês de Julho, sublinhou, “A atribuição de uma competência acrescida permite o exercício profissional a um nível de progressiva complexidade, nos diversos domínios de intervenção do Enfermeiro e ao desenvolvimento técnico-científico da profissão, potenciando novos campos de atuação do exercício profissional autónomo”.

Esta iniciativa pretende que os enfermeiros fiquem clarificados para que consigam analisar, decidir e pedir a certificação individual de competências, uma vez que se trata de considerar o percurso formativo e a experiência profissional do enfermeiro, primando pela valorização do exercício profissional.