Tenho um adolescente em casa. E agora?

  • 03-04-2023

No dia 6 de Abril o Enfermagem às quintas regressa, pelas 21h30, aos seus serões. Nesta sessão, debate-se a saúde mental na adolescência.
Garanta o já o seu lugar com a inscrição através do Balcão Único.

A saúde mental nas crianças e adolescentes é um tema de discussão atual, a própria DGS promoveu um estudo e a discussão torna-se cada vez mais pertinente. Pese embora o estudo se centre na “Saúde Mental em Tempos de Pandemia (SM-COVID19)”, entendemos que a fatura a pagar pelo forçado isolamento se estenderá a longo prazo. Cerca de 25% dos participantes apresenta sintomas moderados a graves de ansiedade, depressão e stress pós-traumático. São sobretudo os jovens adultos que apresentam sintomas de ansiedade e de depressão moderada a grave.

Esta realidade exige, cada vez mais, aos enfermeiros uma resposta adaptada, tornando a promoção da saúde e a prevenção da doença num foco importante, e que sabemos enquadrar a intervenção técnica com o plano emocional/relacional. Entender o adolescente, inserido num contexto social e familiar é relevante para os processos de cuidar.

RPR