Suporte Básico de Vida na Escola da Lixa

  • 04-06-2019

A Secção Regional Norte da Ordem dos Enfermeiros (SRNOE) desenvolveu, na passada segunda-feira, uma acção de sensibilização sobre o Suporte Básico de Vida (SBV) no Agrupamento de Escolas da Lixa. O evento, que decorreu ao longo da manhã, explicou a crianças e jovens a necessidade de intervir em caso de emergência, assim como, as formas de intervenção.
 
Em casos de emergência, existe um nexo de causalidade entre o tempo de reação e os danos permanentes na vítima, sendo por isso fundamental dotar a população de meios que lhe permitam avaliar e responder às situações para minimizar sequelas e, na maioria das vezes, salvar vidas.
O SBV tem como componentes o pronto reconhecimento da situação – Comunicar 112; a reanimação básica imediata, a desfibrilhação atempada e os cuidados avançados. “Todos os passos devem ser do conhecimento geral e dominados pela população, de forma a que cada português possa ser um instrumento de manutenção da vida até a chegada das equipas de socorro”, afirma João Paulo Carvalho. A consciencialização junto das autoridades competentes para a necessidade de esclarecer a população e a formação têm sido uma aposta forte da SRNOE, que desde 2016, tem vindo a desenvolver diversas iniciativas de educação para a saúde. 
Ao longo dos últimos três anos esta Secção Regional Norte já promoveu acções para públicos dos 4 aos 80 anos, profissionais de saúde e público em geral.
 
O Presidente da SRNOE, recorda ainda que, “O nosso país enfrenta grandes dificuldades na prestação de cuidados e pouco investimento no socorro. Se a estes problemas somarmos a falta de meios diferenciados no interior, pela escassez de residentes, podemos afirmar que vivemos um problema grave que pode ser minorado se dotarmos da população de ferramentas que permitam ao cidadão ser um agente na protecção da vida”.