SRNOE visita Hospital das Forças Armadas no Porto

  • 13-07-2021

A Secção Regional Norte da Ordem dos Enfermeiros, visitou, durante o dia de ontem, o Hospital das Forças Armadas, no Porto. A visita, liderada pelo Presidente da SRNOE, João Paulo Carvalho, teve como objetivo ficar a conhecer as melhorias que têm vindo a ser implementadas naquela unidade de saúde e auscultar as preocupações dos profissionais que ali laboram.

 

Civil e militar, lado a lado. Fardas iguais, trabalhos iguais e angústias diferentes. Se nunca se ouviu falar tanto da atuação do exercito em saúde, talvez não haja altura mais avisada para ir ouvir a vida dos que trabalham para o exército, não sendo militares de carreira; e dos que servem a pátria, enquanto militares e enfermeiros.

 

A perspetiva de evolução na carreira apesar de não ser competência da OE, foi um dos temas mais falados, nesta visita, por parte dos profissionais que prestam serviço no HFAR – Polo do Porto. Também o incentivo à formação e à presença dos enfermeiros na dinâmica, organização e gestão dos circuitos internos foram várias vezes abordados. A comitiva da SRN deixou a sua visão da profissão de enfermagem: a OE atribui títulos de enfermeiro e enfermeiro especialista, independentemente do exercício profissional se desenvolver no sector, público, privado, social ou militar.

 

A unidade, situada na Avenida da Boavista, no Porto, com inicio de construção em 1862, tem vindo a sofrer constantes atualizações e é uma unidade de referência em várias valências. Contabiliza um total de 113 enfermeiros, militares e civis, para a prestação de serviços de enfermagem. De realçar o empenho e profissionalismo com que, eficazmente, responderam às necessidades de mais de 1000 doentes, de outras instituições, que ali foram acolhidos e cuidados durante todos os momentos necessários em fase de pandemia. Desta visita, ficou bem presente na cabeça de todos um desabafo dum dos enfermeiros da instituição “gostaríamos que as competências profissionais de cada um fossem reconhecidas, com reflexo de equidade e justiça para todos”.

 

O Presidente da SRNOE, João Paulo Carvalho, evidenciou a “excelente organização do hospital” e mostrou disponibilidade para a prossecução de trabalhos conjuntos.

RPR