SRNOE suspende actividades ao abrigo do plano de contingência

• 09-03-2020

A Secção Regional Norte da Ordem dos Enfermeiros (SRNOE), ao abrigo do plano de contingência, suspenderá, com efeitos imediatos, todas as suas actividades não essenciais ao funcionamento da OE, por tempo indeterminado. Permaneceremos disponíveis, porém, apelamos desde já a todos, que privilegiem os canais alternativos ao atendimento presencial nas instalações da Secção Regional.

Os enfermeiros são a primeira linha de combate à doença e a Ordem não se colocará em posição de potencial agente transmissor, andando de unidade para unidade. Mais importante do que estar, é saber estar. É com elevado sentido de Estado que tomamos esta decisão que muito nos pesa. É, no entanto, com verticalidade que a assumimos, convictos que, nesta altura, é a atitude mais responsável.

Nesta altura, os profissionais de saúde precisam de apoio, cooperação, compreensão e que os deixem trabalhar sem distracções.
Apelamos à população que cumpra as orientações da Direcção Geral de Saúde e que não se dirija às unidades hospitalares a menos que estritamente necessário. Em caso de sintomas gripais ou semelhantes, contacte imediatamente a linha SNS24, através do 808 24 24 24. A contenção da epidemia depende de todos nós e os cidadãos têm um papel fundamental no combate à propagação do vírus.

A Secção Regional Norte da Ordem dos Enfermeiros, informará as autoridades da sua disponibilidade para agir em conformidade com orientações das instituições de saúde pública, no sentido de terminar este surto epidémico o quanto antes. No entanto, continuará de olhos abertos e pronta a agir em casos onde se verifique comprometida a qualidade dos cuidados de enfermagem, a segurança do doentes e dos profissionais de saúde.

Porto, 9 de Março de 2020.

João Paulo Carvalho
Presidente do Conselho Directivo da SRNOE