SRNOE preocupada com o futuro da USF

• 18-09-2019

A SRNOE esteve presente na manifestação de vários profissionais de Unidades de Saúde Familiar que decorreu na manhã de hoje junto à Unidade de Saúde do Covelo.

Dezenas de profissionais de saúde manifestaram-se em frente à Unidade de Saúde do Covelo reclamando uma maior celeridade na passagem a Modelo B das USF. Algumas aguardam, com pareceres técnicos aprovados, desde 2017.

Para os profissionais, além da alteração do modelo vigente na USF estar prevista na lei, esta evolução garante a continuidade do previsto na reforma dos cuidados de saúde primários e a prestação de cuidados cada vez mais centrada no cidadão.

A Ordem dos Enfermeiros acompanhou a reivindicação, estando representados o Conselho Diretivo e o Conselho de Enfermagem por João Paulo Carvalho, Leonel Fernandes e Eva Salgado

“Desde sempre entendemos que a saúde não se coaduna com afinidades políticas. Precisamos sobretudo de transparência. Transparência de critérios e de decisões. Se os profissionais cumprem os requisitos garantindo uma maior acessibilidade dos cidadãos aos cuidados de saúde, com respeito pelo previsto, o que leva à inexistência da progressão que lhes é devida? Os decisores políticos não podem usar o princípio da irresponsabilidade para escudar a sua inacção. Urge cumprir as promessas”, afirmou João Paulo Carvalho, Presidente da SRNOE.

RPR