SRNOE participa na Cerimónia de Vinculação on-line do IPB

• 10-07-2020

A Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros, participou, na manhã de hoje, na primeira cerimónia de vinculação do ano, dando as boas vindas aos recém licenciados do Instituto Politécnico de Bragança, com recurso à video-conferência.

Com o fim do ano lectivo, começam a ser entregues os diplomas de conclusão do Curso de Licenciatura em Enfermagem. O IPB foi o primeiro a realizar a cerimónia on-line nesta era de pandemia e, como tem vindo a ser habitual desde 2016, a SRNOE marcou presença. Pelas circunstâncias que vivemos e de forma a cumprir as recomendações das autoridades de saúde pública, a cerimónia decorreu através de plataforma web para a garantir a segurança de todos.

O momento foi revestido de palavras, imagens e sons que contaram estórias e avivaram memórias. Revelou-se numa experiência bonita. A possibilidade de estar presente e assinalar este marco, único, para a vida de cada estudante é também um compromisso assumido e cumprido pela SRNOE.

A pandemia criada pelo SARS-CoV-2 obriga ao distanciamento social para evitar a propagação do vírus. A Ordem dos Enfermeiros, por entender que a salvaguarda dos seus membros exige cautela nas deslocações, tem evitado criar situações que exijam aglomerados.

João Paulo Carvalho afirma que, “o mundo não pode parar mas precisou de se reajustar”, fazendo assim referência às alterações comportamentais e de vivência em sociedade. “Somos profissionais de risco, estamos em áreas críticas e contaminadas, infelizmente, por vezes, sem o equipamento necessário à nossa protecção. Posto isto, seria uma irresponsabilidade tremenda juntar “num barril de pólvora” aqueles que são a única linha de defesa contra o vírus”, conclui o Presidente da SRNOE.

RPR