SRNOE lança webinar sobre as competências para o acompanhamento da pessoa em sofrimento

  • 18-06-2021

O último Enfermagem às Quintas antes do interregno de Verão, debruça-se sobre os Cuidados Paliativos e decorre, como habitualmente, às 21h30, através da plataforma Webex. Esta sessão está agendada para dia 24 de Junho e as inscrições, apesar de obrigatórias são gratuitas e já se encontram disponíveis no Balcão Único.

 

De acordo com a European Association for Palliative Care (EAPC), devem considerar-se pelo menos dois níveis de cuidados: a Abordagem Paliativa e os Cuidados Paliativos (CP) especializados. A Abordagem Paliativa deve ser aplicada a todos os doentes com necessidades paliativas e os CP especializados são prestados por equipas multidisciplinares próprias, com competências especializadas.

 

No âmbito do Plano Estratégico para o Desenvolvimento dos Cuidados Paliativos e em resposta à crescente necessidade de resposta , melhoria e acesso equitativo ao nível básico de cuidados paliativos - Abordagem Paliativa, independentemente do diagnóstico ou idade, importa fomentar a articulação entre as equipas de cuidados paliativos e de cuidados paliativos pediátricos com as restantes equipas de saúde. Importa ainda garantir que todos os enfermeiros estão bem colocados para identificar e abordar necessidades paliativas básicas no doente e família, já que nem todas as pessoas com necessidades paliativas necessitam de uma intervenção especializada.