SRNOE dispensa órgãos sociais em funções

• 14-03-2020

Considerando a evolução dos casos de portugueses suspeitos e contaminados pelo coronavírus, COVID-19, delibera o Conselho Directivo Regional Norte (CDRN), dispensar enfermeiros em funções na OE durante a crise causada pelo vírus, no sentido de reforçar as equipas hospitalares.

Assim sendo, a Secção Regional do Norte funcionará apenas em serviços mínimos, tendo a maioria dos funcionários sido enviados para casa ao abrigo do plano de contingência. O CDRN, pede a todos os enfermeiros que utilizem os meios alternativos ao dispor, como telefone, e-mail e, excepcionalmente, a página oficial de facebook da SRNOE, no sentido de não sobrecarregar os serviços da sede.

O CDRN, tem acompanhado com preocupação a evolução da pandemia e avaliado as potenciais repercussões sociais, económicas e humanas. Ciente da necessidade de manter operacional a Ordem dos Enfermeiros, numa altura em que o país depende, ainda mais, da excelência dos cuidados de enfermagem e da segurança de profissionais e utentes, a Secção Regional do Norte será assegurada pelos enfermeiros do norte com responsabilidades no Gabinete Estratégico Covid-19 da Ordem dos Enfermeiros, pelo que o desígnio fundamental da OE se mantém assegurado.

A OE não ficará suspensa, mas o nosso futuro está adiado. As medidas de excepção são tomadas em tempos de crise. É altura de regressar a casa, pelo que estaremos nos serviços, junto dos nossos, enquanto não vencermos esta batalha. Poderemos não conseguir cumprir com tudo aquilo a que nos propusemos para este ano, mas a saúde dos portugueses está primeiro e não os colegas não estarão sozinhos.

João Paulo Carvalho

Presidente da Secção Regional Norte da Ordem dos Enfermeiros