SRN avança para a energia verde

• 22-06-2023

Depois de implementados protocolos de reciclagem, combate ao desperdício e adopção de materiais reciclados em diversos produtos, a Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros deu mais um passo em direção à sustentabilidade, com a instalação de painéis solares, com produção para consumo interno.

Aproveitando uma área existente na cobertura do parque, o Conselho Directivo Regional, optou por substituir a lona por painéis fotovoltaicos, na perspetiva de diminuir a pegada ecológica que SRN deixa no mundo.

A sede, inserida no centro da cidade, num edifício histórico, impôs desafios à conclusão da obra. Além do investimento necessário para colocar os painéis, existiu a dificuldade de encontrar uma localização que não confluísse com a estrutura nem alterasse a traça do imóvel, mas que ao mesmo tempo tivesse dimensão para causar uma melhoria efectiva no tipo de energia utilizada pela instituição.

“Somos responsáveis pelo que deixaremos aos nossos filhos. Não existe planeta B para eles. A consciência ambiental é fundamental para líderes mas também uma boa oportunidade para gestores. Temos energia limpa e barata com um investimento que dá lucro em poucos anos. Era descabido desaproveitar esta possibilidade”, assume João Paulo Carvalho, presidente da SRN.

RPR