Semana do aleitamento materno na UCC Assucena Lopes Teixeira

  • 04-10-2018

Terminou ontem a comemoração da semana do aleitamento materno da UCC Assucena Lopes Teixeira. A celebração decorreu entre os dias 28 de Setembro e 3 de Outubro, contando com o apoio da Secção Regional Norte da Ordem dos Enfermeiros.

 

A semana mundial do aleitamento materno foi estabelecida, em 1992, pela OMS e pela Unicef. Em Portugal, esta efeméride foi assinalada, no ano de 2018, entre os dias entre os dias 28 de Setembro e 5 de Outubro. A UCC Assucena Lopes Teixeira, com apoio da SRNOE, organizou uma semana inteiramente dedicada às grávidas e puérparas. 

 

São mais de noventa mil os habitantes de Braga que têm esta UCC como unidade de referência. O tema, para o ano de 2018, da semana do aleitamento materno é “Amamentação a Base para a Vida”. Considerando o grande número de grávidas e lactantes que a unidade recebe anualmente, avançou com um programa ambicioso que permitiu sensibilizar a população para a importância que o aleitamento tem no desenvolvimento das crianças.

Entre as inúmeras actividades realizadas ao longo destes 5 dias, é de relevar a “Biblioteca Humana”. Neste espaço a partilha de experiências foi o veículo de divulgação utilizado pelos dinamizadores do evento, que contou com a presença do Director Executivo do ACeS Braga, e do Secretário da SRNOE, Leonel Fernandes. 

 

“poderíamos ficar felizes apenas por ver 70 pessoas reunidas para uma troca intergeracional de impressões. Era legítimo centrarmo-nos apenas neste acontecimento e nestas pessoas que aqui estão. No entanto, isto não é uma vitória de um evento. É uma afirmação clara de sucesso das unidades de cuidados na comunidade, que dão, cada vez mais, provas do seu entrosamento com a população”, declarou o representante da OE, também enfermeiro naquela unidade de saúde. 

GCIN/RPR