Santa Maria, no Porto, acolheu discussão sobre especialidades de enfermagem e competências acrescidas

  • 13-11-2018

Ontem foi a vez do Porto acolher o Fórum de Discussão que a Secção Regional do Norte (SRN) está a promover nos cinco distritos da região, dedicado às especialidades de enfermagem e ao reconhecimento de competências acrescidas.

 

No auditório do Hospital de Santa Maria, no Porto, várias dezenas de profissionais e representantes de escolas superiores de enfermagem tiveram oportunidade de compreender melhor a aplicação prática do Regulamento Geral das Áreas de Competência Acrescida, cujas possibilidades preveem, não apenas a certificação das experiências e habilitações dos  enfermeiros, como a apresentação de propostas para que novas áreas de competências sejam  reconhecidas e regulamentadas.

 

Convidado deste Fórum de Discussão, o enfermeiro Luís Barreira, vice-presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Enfermeiros (OE), fez uma breve contextualização deste processo, explicando aos presentes a origem e o alcance de uma iniciativa que já permite aos profissionais verem certificadas as suas competências em quatro áreas distintas: gestão, supervisão clínica, enfermagem do trabalho e emergência extra-hospitalar. O responsável recordou também que todo o procedimento administrativo pode ser realizado através do Balcão Único, no portal da OE.

 

Na segunda parte da sua exposição, Luís Barreira enquadrou esta matéria num processo mais vasto, que implica uma nova metodologia na obtenção dos títulos de enfermeiro especialista. O responsável recordou a evolução que o tema conheceu nos últimos anos, desde que a OE iniciou o desenvolvimento dos modelos de idoneidade formativa dos contextos e abriu a porta à realização dos internatos de especialidade. 

 

A SRNOE dará sequência a este iniciativa de esclarecimento dos profissionais, já na próxima segunda-feira, dia 19 de Novembro, com a realização do Fórum de Discussão em Braga. O evento terá lugar na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, com início às 15h00. 

 

  

RPR