Saúde escolar

Confluências e tendências

  • 22-12-2016

No passado dia 25 de novembro, os Enfermeiros estiveram à conversa sobre a saúde escolar, de forma apaixonada. Debateram-se os desafios da atualidade em relação à escola e saúde, tendo como pano de fundo o programa nacional de saúde escolar.

As escolas promotoras de saúde são uma ambição “a caminho”, embora a prevenção da doença e a promoção da saúde sejam parte integrante do léxico da escola, o facto é que ainda existem contrastes entre estas duas realidades. A literacia em saúde é assim, um desiderato comum à escola e à saúde. Destacou-se o diálogo necessário entre as diferentes unidades funcionais dos cuidados de saúde primários, bem como o envolvimento do poder local. É consensual que é necessário estar (ter) mais tempo na (com a) escola, principalmente porque as correlações existentes entre a saúde e a escola são evidentes, nomeadamente na melhoria do desempenho académico, na diminuição do absentismo, na capacidade para gerir o regime (entre tantas outras). No último ano, foram pensados e produzidos alguns documentos com fortes implicações para a saúde, nomeadamente a escolar, e incentivam à reflexão sobre os diferentes desafios societais que Portugal e o mundo enfrentam na atualidade.

A convenção dos direitos da criança, os resultados da 9ª Conferência Internacional de Promoção da Saúde que decorreu em Shangai de 21 a 24 de novembro, os objetivos do desenvolvimento sustentável ou o plano de prevenção e controlo das doenças crónicas da OMS, são alguns exemplos com pistas para a saúde que pretendemos ter nos próximos 15 anos. O pensar global, mas agir localmente, evidencia o longo caminho a percorrer, nomeadamente na maior eficiência dos sistemas de informação e nos registos dos enfermeiros de saúde escolar.

O futuro começa hoje e, a saúde, plenamente integrada no sistema educativo e na escola, é uma realidade incontornável, que permite potenciar o desenvolvimento e saúde da criança e família, dos Portugueses e Portuguesas e da casa que é o mundo.

GCIN/AM