Qual é a intervenção dos enfermeiros no percurso do doente Oncológico?

  • 26-09-2020

 

Esta e outras questões serão respondidas no próximo “Enfermagem às quintas”, a realizar no 1º dia de Outubro, pelas 21h30. O evento, como é habitual, será realizado através da plataforma Webex, encontrando-se as inscrições já abertas no Balcão único da Ordem dos Enfermeiros.

 

A Enfermagem Oncológica é uma ciência cada vez mais dotada de conhecimento especializado, inovação e integração de novas tecnologias. A OMS refere que mais de 14 milhões de pessoas desenvolvem cancro anualmente, existindo a previsão que em 2030 cerca de 21 milhões de pessoas padeçam desta doença, tornando-a, uma efermidade em crescimento exponencial. 

 

O exercício da enfermagem oncológica é determinante para assegurar à pessoa doente e respectiva família processos de saúde/doença que necessitam de procedimentos específicos de tratamento oncológico, sem descurar a gestão de sintomas originados por estes, em ambiente hospitalar e de saúde na comunidade. 

 

Todo este exercício profissional tem como valores fundamentais a dignidade da pessoa e a responsabilidade social de conciliar as melhores práticas de cuidados num clima de segurança, integrado na estratégia Nacional para a Qualidade da Saúde. No decurso de todo o processo individual de saúde a Enfermagem Oncológica tem um papel fundamental na readaptação da pessoa sobrevivente de cancro.

 

Inscreva-se aqui.

RPR