Prémios Valoriza serão entregues a 11 de Dezembro

  • 03-11-2021

O Norte Reconhece, o Norte Valoriza. Foi este o ponto de partida para a criação do programa com o mesmo nome, em 2017, pela Secção Regional Norte da Ordem dos Enfermeiros (SRNOE).

 

Inicialmente pensado como plataforma difusora das várias iniciativas e projetos dos Enfermeiros nortenhos, almejava também estimular a que mais colegas abraçassem, inovassem e investissem trabalho na área clínica e social. 

 

Mais tarde, em 2019, vê pela primeira vez serem atribuídas distinções no seu âmbito – desta feita, em 4 categorias, por ocasião da celebração do Dia Internacional do Enfermeiro, 12 de maio.

 

A entrega destas distinções, a 4 Enfermeiros que são parte da história da nossa profissão e classe de maneiras distintas, representam também um momento de introspeção e agradecimento de colegas para colegas. Agradecer a quem de si deu, inspirarmo-nos e olharmos com esperança para o futuro.

 

Assim sendo, a recém-criada Comissão de Cultura e Desporto, anuncia a 2ª edição dos Prémios Valoriza, a decorrer no dia 11 de dezembro, às 16h na Escola Superior de Enfermagem do Porto. Esta edição, pretende homenagear quatro exemplos entre os nossos pares que merecem um especial destaque. Vivemos um tempo onde estes momentos são de particular relevância: no último ano e meio as exigências foram todas e o reconhecimento escasso.

 

Com muito sucesso em 2019, também aliaremos aos Prémios Valoriza à Exposição Arte de Cuidar, com obras e trabalhos criados e cedidos por Enfermeiros. É uma oportunidade de darmos palco aos seus vários talentos – seja fotografia, pintura, escultura, arte plástica, escrita ou qualquer outra expressão artística -, muitas das vezes ofuscado pela rotina diária e pela nobre missão da profissão. Todos os Enfermeiros são pessoas com os seus gostos, hobbies, sentimentos e talentos que merecem ser expostos. Devemos contrariar o estigma social que muitas vezes anula o indivíduo em detrimento da profissão.

 

Este ano pretende-se que as obras reflitam a realidade dos Enfermeiros durante os tempos de pandemia. Os trabalhos deverão ser submetidos/inscritos através deste formulário, até ao dia 20 de novembro.