Propostas vencedoras do Orçamento Participativo

  • 21-12-2018

O Auditório da Escola Superior de Santa Maria foi, esta tarde, palco da decisão do Orçamento Participativo. Depois da apresentação dos projectos, a votação dos enfermeiros com inscrição activa na SRN decidiu as propostas que serão executadas em 2019.

 

Numa sexta-feira chuvosa, com manifestações e em vésperas de natal, foram algumas dezenas de enfermeiros que estiveram presentes na iniciativa onde os subscritores dos projectos apresentaram publicamente as propostas e os presentes decidiram quais serão executados no próximo ano.

 

Após uma desistência, foram efectuadas nove apresentações, tendo sido escolhidos pelos presentes os projectos:

 

A demência explicada às crianças

 
É o título do projeto pioneiro apresentado por Marisa Fernandes. O trabalho está a ser desenvolvido em Mirandela, para explicar às crianças o que é a demência. A ideia é contrariar a tendência enraizada na sociedade de esconder das crianças o que é a doença, uma vez que são elas que podem ajudar os avós.
Visa explicar às crianças a perda de memória que o ser humano vai conhecendo ao longo da vida. O projeto foi aplicado, de forma experimental, num colégio e o objetivo é fazer chegar este trabalho de sensibilização às escolas dos restantes concelhos do nordeste transmontano.
 
 
A prevalência da incontinência nas mulheres portuguesas
 
Apresentado por Maria João Jacinto Guerra, o objetivo deste estudo é estimar o potencial de intervenção da enfermagem nesta patologia, designadamente ao nível da prevenção.
O estudo, a ser desenvolvido nos CSP, terá como público alvo mulheres de nacionalidade portuguesa, com idade igual ou superior a 18 anos e pretende responder a três questões.
Qual é: a prevalência da incontinência urinária nas mulheres portuguesas; a distribuição de prevalência de acordo com a tipologia da incontinência; o perfil da mulher com incontinência urinária; Um estudo de 2008 indicava 21% de prevalência de incontinência urinária em mulheres com mais de 40 anos, não institucionalizadas.
 
 
Cidadãos salvam mais vidas com enfermeiros
 
Fábio Linhares apresentou o projeto "Cidadãos salvam mais vidas com enfermeiros", um estudo relacionado com as paragens cardio-respiratórias e as obstruções da via aérea. 
O trabalho visa dotar cidadãos, de freguesias que distam mais de 10 minutos do centro de Ponte de Lima, com competências de suporte básico de vida de alta qualidade e do algoritmo de obstrução de via aérea. Para este efeito, serão realizadas sessões de esclarecimento, com o máximo de 20 formandos por sessão e a seleção dos participantes será feita com base no critério de localização.
 
 
Projecto Inside
 
"Inside" trata-se de um projeto de intervenção no contexto de saúde-escolar. O projeto visa educar as crianças para a cidadania e participação cívica, complementando o conhecimento obtido nas disciplinas tradicionais. A visão que move esta proposta é: um espaço de todos e para cada um. Alunos com necessidades de saúde especiais e com problemas de absentismo constituem o público-alvo deste trabalho e por isso, serão criados diversos ateliers de atividades, como a aprendizagem musical, o mindfullness ou a literacia em saúde. 
 
 
Envelhecer com ritmo e saber
 
Envelhecimento ativo é o tema do projeto, da autoria de Sandra Costa, da UCC de Santo Tirso.  
O projeto está integrado no plano de ação da UCC de Santo Tirso, depois de ser identificada uma lacuna na intervenção da enfermagem sobre esta matéria. Musicoterapia, estimulação cognitiva e educação para a saúde são as áreas fundamentais deste trabalho que tem como público-alvo, idosos institucionalizados e a viverem no seu domicílio. Para já, está definida a intervenção ao longo de 12 meses.

 

RPR