Prevenção de lesões no Enfermagem às quintas

  • 12-11-2021

O Enfermagem à Quintas regressa no dia 18 de Novembro, pelas 21h30, para uma sessão que se centrará na prevenção das lesões músculo esqueléticas relacionadas com o trabalho. As inscrições para o evento são gratuitas e devem realizar-se através do Balcão único.

 

A actual Campanha Europeia 2020-2022 intitula-se "Locais de trabalho saudáveis: aliviar a carga" e visa sensibilizar para as LMERT (Lesões Musculoesqueléticas Relacionadas com o Trabalho) e para a necessidade de as gerir e de promover uma cultura de prevenção de riscos.


O nosso corpo precisa de se movimentar para funcionar bem e, por isso, é importante evitar posturas estáticas para prevenir as lesões musculoesqueléticas (LME) e outros problemas de saúde. No entanto há muitas profissões que envolvem longos períodos na mesma posição, seja ela a posição sentada ou de pé, o que, combinado com um estilo de vida sedentário, está associado a problemas de saúde e incluem riscos acrescidos de LME e outros problemas de saúde como diabetes e doenças cardíacas.


Tanto o volume de trabalho excessivo como a elevada intensidade de trabalho podem aumentar os níveis de stress dos trabalhadores, o que, por sua vez, pode aumentar a sua tensão muscular e a sua sensibilidade à dor. Além disso, a falta de controlo sobre as tarefas de trabalho ou sobre a forma ou o ritmo a que as tarefas são executadas, bem como a falta de apoio por parte dos colegas ou da gestão, podem também aumentar o risco de LMERT. Isto deve-se ao facto de os trabalhadores se sentirem sujeitos a uma pressão excessiva no trabalho, o que os impede de tomarem as precauções adequadas ou de adotarem práticas e posturas de trabalho seguras. Em consequência, os fatores psicossociais tornam-se fatores de risco para as LMERT.


Os riscos podem ser minimizados no local de trabalho, através de uma boa conceção dos equipamentos, da promoção da atividade física e de mudanças frequentes de postura. A aplicação de uma combinação de medidas simples que visem o local de trabalho e a organização do trabalho, façam face aos fatores psicossociais e promovam a sensibilização dos trabalhadores para boas práticas e posturas de trabalho é essencial para prevenir as LME.


Inscreva-se aqui.

RPR