Prevenção da violência é tema no Enfermagem às quintas

  • 22-01-2021

No dia 28 de Janeiro, pelas 21h30, realiza-se o Enfermagem às quintas. O ciclo de webinares da Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros, desta vez, debruça-se sobre o tema da Violência e reflete sobre as formas de prevenção da mesma. As inscrições são obrigatórias e gratuitas, devendo ser realizadas através do Balcão Único da OE.
 
Em Portugal, o Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida, foi criado pela DGS, com o objectivo de reforçar os mecanismos de prevenção diagnóstico e intervenção no que se refere a violência interpessoal em matéria de maus tratos a crianças e jovens, violência contra mulheres, doméstica e em populações de vulnerabilidade acrescida.
 
O objetivo do novo programa passa por promover a literacia e prevenir a violência, desenhando campanhas e intervenções que contribuam para a mudança de comportamentos da sociedade e para a progressiva intolerância social face ao fenómeno. Sensibilizar e formar os profissionais de saúde para deteção, o mais precoce possível, de fatores de risco e de perigo de ocorrência de situações de violência interpessoal, de modo a que a resposta possa ser atempada e eficaz, é outra das vertentes do programa agora criado.
 
Com o novo Programa Nacional, o Ministério da Saúde visa sistematizar toda a intervenção na área da Saúde, através da Direção-Geral da Saúde, em articulação com as equipas regionais e locais e com outros setores com competências no domínio da violência interpessoal, nas suas múltiplas formas e contextos de ocorrência, tendo em vista:
  • Garantir a deteção precoce de fatores de risco e de situações de violência interpessoal;
  • Assegurar, perante situações de violência interpessoal, uma intervenção adequada, atempada e articulada;
  • Promover a literacia sobre direitos humanos no âmbito das relações interpessoais e uma cultura de não-violência.
Venha debater este tema. Inscreva-se já.
 

RPR