Prevenção da infecção do local cirúrgico no EaQ

  • 29-10-2021

Após duas semanas de interrupção, o Enfermagem às quintas (EaQ) regressa para uma sessão dedicada à prevenção da infeção do local cirúrgico. A sessão decorrerá no dia 4 de Novembro, pelas 21h30, como habitualmente, e as inscrições já se encontram disponíveis no Balcão único da OE.
 
A infeção do local cirúrgico (ILC) é definida como uma infeção que ocorre até 30 dias após a cirurgia ou até 90 dias após a cirurgia em doentes que recebem material implantável e afeta a zona superficial da incisão ou os tecidos mais profundos no local da cirurgia.
 
Anualmente estima-se que em todo o mundo sejam efetuadas mais de 300 milhões de cirurgias e que 1% a 5% desenvolvam uma infeção relacionada com esse procedimento. As ILC estão entre as infeções associadas aos cuidados de saúde (IACS) mais frequentes. Baseado em dados de estudo de prevalência europeu, promovido pelos ECDC, estima-se que na EU/EEA ocorram mais de meio milhão de ILC anualmente.
 
As ILC causam maior morbilidade e mortalidade atribuíveis, prolongamento do internamento hospitalar no pós-operatório, procedimentos cirúrgicos adicionais e com frequência exigem cuidados intensivos tendo custos associados elevadíssimos bem como perdas de produtividade relevantes.
 

 

RPR