Presidente da SRNOE apela à reestruturação do Hospital de Penafiel

• 14-08-2018

Não foi por falta de avisos que o país se deparou com a difícil situação vivida nos últimos dias no Hospital Padre Américo – Centro Hospitalar Tâmega e Sousa (CHTS). A Ordem dos Enfermeiros tem vindo a alertar periodicamente a tutela e a administração do hospital sobre um conjunto de situações críticas que ali se verificam, tendo inclusivamente dirigido um ofício ao MS, no passado mês de Março. O documento continha informações detalhadas que haviam sido recolhidas nas Visitas de Acompanhamento ao Exercício Profissional – VAEP, mas não mereceu qualquer resposta por parte do Ministério da Saúde.

A Ordem dos Enfermeiros já tinha alertado o Conselho de Administração do Hospital Padre Américo para a necessidade urgente da dotação de uma equipa de Controlo de Infecção ajustada às necessidades do hospital e em Março passou a existir um compromisso por parte do hospital que, reconhecendo a debilidade, garantiu à Ordem resolver o problema.

No dia 11 de agosto o hospital concluiu processo de requalificação do PPCIRA que passou a contar com três enfermeiros em vez de um. Esta alteração permitirá exponenciar a segurança de uma unidade que necessita de uma reestruturação das infra estruturas urgente. O CHTS conta com apenas 437 camas e é unidade de referência para mais de meio milhão de portugueses.

“O Conselho de Administração tem feito o que está ao seu alcance, mas o maior problema é o subdimensionamento do hospital e do serviço de urgência para a sua área de influência. Temos muitos doentes na urgência internados à espera de vagas nos serviços o que dificulta a gestão dos casos que necessitam medidas de isolamento. A tutela tem de dotar este hospital de mais meios e camas para dar melhores condições às mais de quinhentas mil pessoas que dependem desta unidade.” afirmou João Paulo Carvalho.

GCIN/RPR