Prémios Valoriza entregues no Dia Internacional do Enfermeiro

  • 12-05-2019

A Sala de Actos do Núcleo Museológico da ESEP foi pequena para receber todas as pessoas que decidiram estar, na tarde de hoje, presentes nas comemorações do Dia Internacional do Enfermeiro, organizado pela Secção Regional Norte da Ordem dos Enfermeiros.

 

Numa tarde solarenga de Domingo, mais de uma centena de pessoas decidiram participar nas celebrações do Dia Internacional do Enfermeiro dinamizado pela SRNOE.

 

A tarde começou pela inauguração da exposição “A arte do cuidar” onde se contabilizam trinta e cinco obras com vários estilos artísticos. A mostra ficará em exposição até ao final do mês de Junho.

 

Seguiu-se a apresentação dos premiados em 2019, nas categorias Carreira, Excelência, Investigação e Mérito.

Os prémios procuravam enfermeiros ou equipas que se destacaram, encaixando nos preceitos idealizados para cada prémio.

 

O primeiro prémio a ser atribuído foi o Prémio Carreira, que pretende distinguir pessoas que tiveram carreiras excepcionais e com largos contributos para a população, SNS ou na formação de novos enfermeiros. O galardoado foi Serafim Figueiral Rebelo, que emocionado agradeceu e fez questão de frisar que o prémio é de todos os enfermeiros, uma vez que a prática de enfermagem só é eficaz em equipa.

 

De seguida, Sílvia Nunes, Enfermeira a exercer funções no Reino Unido, foi chamada ao palco para receber o Prémio Mérito que procura assinalar gestos, contínuos ou ocasionais, onde profissionais se destacaram. Sílvia recordou à sala que os enfermeiros são uma grande mais valia. Mulher sem medo de arriscar, partiu para Inglaterra e exerceu outras funções antes de conseguir seguir o sonho de ser enfermeira. A dedicação e entrega desta profissional fizeram dela Vice-gerente do lar onde trabalha em apenas 18 meses.

 

Miguel Vaz, em representação do Conselho Fiscal Regional, chamou ao palco a equipa do Serviço de Medicina Física e Reabilitação do S. João para entrega do prémio Excelência. O Prémio que foi criado para promover a melhoria continua na prestação de cuidados, foi entregue a esta equipa que onde todos os profissionais são especialistas em reabilitação, conseguindo assim ganhos em saúde para os doentes que cuidam.

 

A entrega de prémios culminou com a entrega do Prémio Investigação, a Miguel Pais Vieira, um jovem enfermeiro com centenas de citações dos diversos trabalhos que já publicou. O enfermeiro agradeceu o reconhecimento do seu trabalho e recordou que os impostos dos portugueses podem e devem ser gastos em investigação que trará melhorias à qualidade de vida de todos.   

 

Seguiu-se uma intervenção do Vice-Presidente da OE, Luís Barreira, que saudou a iniciativa e todos os galardoados que tanto têm dado à enfermagem. Luís Barreira fez questão de recordar a todos na sala que não estarão sozinhos e que poderão contar com a Ordem dos Enfermeiros, assim como a Ordem conta com eles. 

 

A cerimónia terminou com a homenagem a dois enfermeiros que perderam a vida em duas situações trágicas no exercício das suas funções, Daniela Silva e Diogo Gomes Sá. A enfermeira Daniela Silva estava a bordo do helicóptero do INEM que se despenhou na Serra de Valongo e Diogo Gomes Sá perdeu a vida enquanto assistia as vítimas de um acidente rodoviário. 

 

Os vários momentos foram intercalados com momentos musicais proporcionados por enfermeiros e terminado com a actuação do Grupo de Fados da ESEP.

 

Para João Paulo Carvalho, Presidente da SRNOE, “As comemorações de hoje são um elogio à memória. Temos de recordar o quem tanto deu à enfermagem e ao país. 

Entregar prémios a quem se destaca é justo e devia ser prática corrente. Não temos esse hábito, achamos que quem faz não faz mais do que a sua obrigação, mas isso não é de todo verdade! O que teve de dar cada um destes homenageados para exercer a sua função? Abdicaram de tempo com a família, de horas de sono e privaram-se de tanto. Nós é que não fazemos mais do que a nossa obrigação ao agraciá-los com esta simples homenagem. Agradeço aos quatro galardoados e à família da Daniela e do Diogo por se terem juntado a nós nesta data. 

Estiveram mais de cem pessoas presentes para assistir a entrega destes prémios num Domingo à tarde e depois de 2 dias de convenção de enfermeiros. Esta é a prova clara e inequívoca que estes enfermeiros já deixaram uma marca profunda na História da Enfermagem. Muito obrigado a todos!”

RPR