Pelo Norte da Enfermagem em Bragança - 2018

  • 02-10-2018

Três dias, 12 municípios percorridos, perto de 20 instituições privadas e sociais visitadas, muitas dezenas de colegas contactados. O Pelo Norte da Enfermagem, dedicado ao distrito de Bragança, foi uma jornada intensa e enriquecedora, que revelou pistas importantes sobre o trabalho desempenhado pelos enfermeiros nos dois sectores não-públicos da região. 

 

As restrições orçamentais e, em especial, a escassez do envelope financeiro proveniente da Segurança Social, foram os aspectos mais vezes referidos pelos profissionais e pelas direcções das unidades que visitamos. No caso particular das organizações que integram a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, essa queixa foi de tal maneira transversal, que a Ordem dos Enfermeiros vai promover um encontro entre todas as entidades envolvidas, para que se discuta o modelo de financiamento e de prestação de cuidados. 

 

Mas houve outras realidades encontradas. Muitas delas positivas e reveladores de uma sociedade civil audaz e combativa como é a do Nordeste transmontano, incapaz de se deixar dominar pela interioridade.

 

Veja os vídeos que resumem a informação que absorvemos nas instituições.

 

Dia 1 - Mirandela, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor, Torre de Moncorvo e Alfândega da Fé

 

Dia 2 - Vimioso, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Miranda do Douro

 

Dia 3 - Bragança e Vinhais

  

 

 

GCIN/RPR