Outubro traz ao EaQ, Ciclo de webinares sobre cuidados paliativos

  • 01-10-2021

As primeiras três sessões do Enfermagem às Quintas (EaQ) deste mês, serão dedicadas aos cuidados paliativos. Nos dias 7, 14 e 21 de Outubro, o ciclo #porquetodosimportam ocupará os serões da sua quinta-feira e já tem inscrições abertas no Balcão único. As inscrições são gratuitas e devem ser efectuadas, individualmente, em cada sessão.

 

“De acordo com a European Association for Palliative Care (EAPC), devem considerar-se pelo menos dois níveis de cuidados: a Abordagem Paliativa e os CP (cuidados paliativos) especializados. A Abordagem Paliativa deve ser aplicada a todos os doentes com necessidades paliativas e os CP especializados, prestados por equipas multidisciplinares próprias, com competências especializadas.

 

No âmbito do Plano Estratégico para o Desenvolvimento dos Cuidados Paliativos e em resultado da crescente necessidade de resposta, melhoria e acesso equitativo ao nível básico de cuidados paliativos - Abordagem Paliativa, independentemente do diagnóstico ou idade, importa fomentar a articulação entre as equipas de cuidados paliativos e de cuidados paliativos pediátricos com as restantes equipas de saúde. Importa ainda garantir que todos os enfermeiros estão bem colocados para identificar e abordar necessidades paliativas básicas no doente e família, independentemente do contexto de cuidados, já que nem todas as pessoas com necessidades paliativas necessitam de uma intervenção especializada.

 

São eixos de intervenção prioritários (Plano Estratégico para o Desenvolvimentos dos Cuidados Paliativos 2019/2020):  a definição organizacional e garantia da qualidade de cuidados, a acessibilidade aos cuidados paliativos em todos os níveis de cuidados e a formação e investigação em cuidados paliativos, com o objetivo de assegurar o acesso a Cuidados Paliativos a todos os que deles precisam, na medida e no momento adequados.

 

Neste mês,  em resposta à mensagem / desafio que serve como mote da Campanha do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos 2021: #porquetodosimportam (#LeaveNoOneBehind21 & #WHPCD21*), a SRN da OE dedica um ciclo de três webinares aos cuidados paliativos.” Lê-se na descrição do evento.

 

Garanta já o seu lugar. Inscreva-se aqui.

RPR