Ordem presente no primeiro dia de greve cirúrgica

• 22-11-2018

Teve ínicio, no dia de hoje, a greve cirúrgica convocada pelos sindicatos Sindepor e ASPE. João Paulo Carvalho, enfermeiro e Presidente da Secção Regional Norte da Ordem, esteve no Hospital de S. João na manifestação convocada pelos sindicatos.

A Ordem dos Enfermeiros tem como principal missão garantir a segurança e qualidade dos cuidados e está-lhe expressamente vedada a actividade sindical.

João Paulo Carvalho explicou esta manhã à comunicação social que, a OE está a cumprir escrupulosamente os seus desígnios ao estar ao lado dos enfermeiros porque a falta de uma carreira digna que valorize os enfermeiros é um dos fatores que desmotiva os colegas e "se não cuidarmos de quem cuida", os cuidados poderão estar comprometidos.

Em declarações à SIC, o enfermeiro dirigente do Norte reafirmou o total apoio à greve, justificando que aquilo que os enfermeiros pretendem é “elementar e justo” recordando que as exigências se prendem com “uma carreira digna e boas condições de trabalho” na opinião de João Paulo Carvalho, só assim será possível “prestar cuidados de saúde com qualidade e em segurança”.

Para o dirigente, a Ordem está onde deve estar, ao lado dos enfermeiros e confidenciou que o mandato que os enfermeiros lhe confiaram na liderança da Secção Regional Norte não suspende a cédula profissional, concluindo que "não deixei de ser enfermeiro como sou há 23 anos por estar Presidente”.

Veja aqui a entrevista!

RPR