"Novos Horizontes na assistência ao Nascimento" realizou-se em Penafiel

• 06-03-2020

Na manhã de hoje, decorreu no Hospital Padre Américo, a sessão "Novos Horizontes na assistência ao Nascimento" organizada no âmbito das primeiras Jornadas do Bloco de Partos do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS).

Paula Reis, do Conselho Directivo Regional, participou na iniciativa em representação da Secção Regional Norte da Ordem dos Enfermeiros e recordou a grande vitória do país com o decréscimo de mortalidade infantil nas últimas décadas, devido, em grande parte, à especialização dos cuidados de saúde.

João Paulo Carvalho que por motivos de agenda não conseguiu marcar presença no CHTS, deixou uma palavra aos colegas, lembrando que "enquanto o país discutiu a morte, a nossa classe organizou este evento, que pretende aprimorar as condições em que se dá a vida" referindo-se ao debate sobre a eutanásia que decorreu em Portugal ao longo do último mês. O Presidente da Secção Regional do Norte, fez ainda questão de relembrar que "os enfermeiros são os únicos que acompanham as pessoas, desde o momento do nascimento até à morte".

RPR