Nota Informativa - Eleições Secção Regional do Norte

  • 10-10-2011

A Mesa da Assembleia Regional (MAR) da Secção Regional do Norte (SRN), em conformidade com o Estatuto da Ordem dos Enfermeiros, com o Regulamento Eleitoral e com as medidas de acção regionais propostas para o presente mandato, de proximidade aos enfermeiros, propôs à Comissão Eleitoral (CE), uma secção de voto em cada capital de distrito na região Norte, respeitando assim o princípio da equidade e acessibilidade a todos os enfermeiros.

A proposta, para nossa surpresa, não foi aceite pela maioria dos actuais representantes das restantes MAR na CE. Foram alegadas diversas razões na tomada de decisão, principalmente o momento de contenção de despesas e custos, face à conjuntura actual. Não minorando essa razão, que também nos preocupa, é nosso dever, enquanto representantes da OE, dignificar todo o processo eleitoral, tornando-o mais participativo e representativo no universo dos enfermeiros votantes.

Acresce referir, que no último processo eleitoral intercalar tivemos esta realidade, de uma secção de voto em cada capital de distrito e duas no distrito do Porto, em que a secção de menor número de votantes presenciais foi, precisamente, a secção da sede regional.

Os enfermeiros sentem-se cada vez mais distantes da OE. Com atitudes e procedimentos deste género os enfermeiros ainda mais afastados se sentem. O Estatuto da OE privilegia o membro efectivo em votar de forma presencial, mesmo que o tenha feito por correspondência. Mas a acessibilidade a esse direito, é limitada e arbitrária, privilegiando apenas uma minoria de enfermeiros.

Não eram estes os caminhos que a MAR da SRN gostaria de ter construído, mas as circunstâncias actuais, assim a obrigaram.

Apelamos a que todos os enfermeiros cumpram o direito de votar, votando por correspondência

Enf. Jorge Cadete
Presidente da Mesa da Assembleia Regional

Mesa da Assembleia Regional - 10-10-11