No caminho da Investigação - UTAD

  • 09-06-2017

No passado dia 9 de Junho, teve lugar o evento “No caminho da investigação”, que pretendeu partilhar a produção científica em torno do enfermeiro na saúde escolar. A partir dos resultados das investigações apresentadas, os enfermeiros apreciaram os contributos da investigação, discutiram, conversaram e refletiram, sobre as suas realidades contextuais e os desafios que se impõem na atualidade.

Das investigações apresentadas, “O enfermeiro na escola” e “intervenções eficazes na escola: programa de promoção de estilos de vida saudáveis”,  ressaltou a importância da investigação e métodos  de intervenção que contribuem para melhores práticas e para a saúde da comunidade escolar, criando novos questionamentos ligados  à problemática, a novas investigações,  e, acima de tudo, ao envolvimento de um coletivo alargado, implicado na implementação dos modelos de intervenção e na sua perpetuação (e transformação) na escola.

 

Ficou claro, de novo, que as escolas promotoras de saúde são uma ambição “a caminho”, todavia são reconhecidas áreas de contrastes entre o preconizado formalmente no programa de saúde escolar e o terreno ativo. Na saúde escolar é importante orientar as diferentes áreas profissionais e disciplinares para um objetivo comum, saindo do casulo patogénico e ir lavrando o terreno salutogénicamente.

 

A investigação-ação pode ser um contributo no coletivo e nas equipas de intervenção, para progredir melhor nos processos de atuação. Desenvolver o desígnio da saúde escolar, passa por conseguir adequar estratégias e métodos eficazes, levando mais saúde às crianças e restante comunidade escolar, de forma inovadora e criativa, potenciando o “pensar fora da caixa”.

Em jeito de comentário final, foi apontado ter sido gratificante saber da investigação produzida, bem como da existência de alguns dos projetos de investigação em curso, na área. A escola é percebida e refletida como um lugar onde o enfermeiro pode ser relevante.

 

Os desafios da atualidade instigam à assunção deste papel, impondo a saída da zona de conforto e marcando uma posição clara e necessária na escola. A disponibilização dos sistemas de informação ajustada às necessidades de registo do enfermeiro na saúde escolar foi aludida como um constrangimento e um repto a coadjuvar. É tempo de construir caminho, desbravando o terreno com e nas escolas, mostrar resultados, estar nos projetos, otimizar a investigação e participar na construção de conhecimento, criando pontes e não muros. Em suma, urge pensar global, mas agir localmente, para o encontro da promoção da saúde da criança na escola.