Nem toda a tosse é Covid

  • 31-05-2021

No dia 17 de Junho o Enfermagem às quintas regressa, pelas 21h30, aos seus serões. Nesta sessão, debate-se a tuberculose em Portugal.
Garanta o já o seu lugar com a inscrição através do Balcão Único.
 
Em Portugal, a tuberculose tem vindo a diminuir, situando-se atualmente no limite definido como de baixa incidência. Em 2015 o país tinha uma incidência de 20 casos por 100 mil habitantes/ano, descendo, em 2019, para os 16,5 casos por 100 mil habitantes/ano. Não obstante, Portugal continua a ser o país da Europa Ocidental com a taxa de incidência mais elevada de tuberculose.
 
Os Centros e Diagnóstico Pneumológico (CDP) são as Unidades de Saúde Diferenciadas no tratamento da tuberculose. O acesso a esta Unidade de Saúde faz-se por referenciação médica, oriunda da Unidade de Saúde, Serviço de Urgência ou Internamento, e aqui é disponibilizado acompanhamento por equipa multiprofissional - consulta médica e de enfermagem, exames complementares de diagnóstico, provas funcionais e rastreios.
 
Os enfermeiros desempenham um papel essencial no dia-a-dia da pessoa com tuberculose sendo, muitas vezes, o elo de ligação entre os diversos elementos da equipa multiprofissional e, ainda, os que melhor conhecem o contexto de vida e saúde de cada doente.
A existência do enfermeiro especialista em enfermagem comunitária e de saúde pública, dando cumprimento às suas competências de enfermeiro especialista é uma mais-valia para a equipa de um CDP.
 

RPR