Mensagem de Natal do Presidente

  • 19-12-2017

Caros colegas,

 

É chegada aquela altura do ano em que todos destacam o bem e, por opção, esquecem o que está mal. É da época. É natalício e parece não causar mossa olvidar durante as festas.

O discurso redondo e as palavras vagas não fazem parte do meu estilo. Nós, enfermeiros, somos pragmáticos por formatação e pragmatismo não se coaduna com o laissez faire, laissez passer festivo.

Este ano prometeram-nos o novo mundo. Todos juram que quando acabarem as rondas negociais a vida será mais justa. Eu acredito que sim, só não nos dizem quando é que acabarão.

Este ano fizemos várias dezenas de Visitas de Acompanhamento ao Exercício Profissional e adivinhem, não estava tudo bem.

Calcorreámos as estradas que nos levam a todos os concelhos do Norte do país onde falámos com centenas de enfermeiros e, creiam ou não, não estava tudo bem.

 
Apesar de tudo, aquilo que tenho visto nos sítios onde passei, foram enfermeiros desalentados com a profissão mas com o mesmo nível de cuidado com os doentes. Se tantas vezes disse que não somos enfermeiros por vocação mas sim por escolha, hoje posso afirmar convictamente que somos enfermeiros por dedicação. Essa entrega ao cuidar que tantas e tantas vezes nos prejudicou permitindo que os políticos vão arrastando a sua inacção é o que leva a ternura do agradecimento aos olhos dos nossos doentes.


Por muito mais que veja, por muitas mais realidades que conheça, mesmo que nos vão prometendo sem intenção de cumprir, uma coisa vos posso dizer com segurança: os enfermeiros continuam a ser o pilar do SNS em Portugal e um motivo de orgulho para o país.  


Obrigado pela dedicação, tenham um bom natal e um feliz 2018.

 

Um abraço,

 

João Paulo Carvalho

GCIN/RPR