Kastelo: A Fortaleza dos Sonhos

  • 07-06-2019

Na passada segunda-feira, vários elementos da Ordem do Enfermeiros, entre eles o Presidente do Conselho Directivo Regional Norte e a Bastonária, Ana Rita Cavaco, visitaram o Kastelo, Unidade de Cuidados Paliativos Pediátricos da Associação Nomeiodonada. A visita de cortesia da Ordem decorreu na sequência de um convite da enfermeira Teresa Fraga, responsável pela instituição e grande impulsionadora do projecto. 

 

O Kastelo já tinha sido peça central da revista Atua em Dezembro de 2016. A Unidade, à época única da especialidade, foi descrita por João Paulo Carvalho como a “Fortaleza dos Sonhos” e prometeu voltar, exortando ainda todos para que fossem conhecer a obra da associação. No editorial da Atua 2, o Presidente da SRNOE escreveu, “Leiam e chorem se tiver de ser, seja pela tristeza de estas unidades terem de existir ou pela alegria de existirem para os que precisam, mas no fim, depois do soluçar passar, recomponham-se e passem lá como eu continuarei a passar para ver o que é preciso”.  O olhar atento sobre a vida da instituição manteve-se e, no passado dia 3 de Junho, foi altura de repetir a visita oficial.

 

O Kastelo recebe crianças com todo o “tipo de patologias. Temos um menino paliativo e os restantes são todos continuados. São paralisias cerebrais, síndromes, citopatias de doenças metabólicas, citopatias mitocondriais mas são meninos felizes.”  afirma Teresa Fraga. Nesta casa todos os tijolos são “promotores de esperança” e há uma aposta clara no acompanhamento, não só da criança, mas de toda a família, com o intuito de ajudar o núcleo familiar a viver com a doença. 

 

Recorde a entrevista a Teresa Fraga e a Paula Neutel da Associação Nomeiodonada.

RPR