IPO do Porto quer mais 10% de especialistas

  • 10-02-2020

 

Na manhã de hoje, o Presidente da SRNOE, reuniu com a Enfermeira Directora do IPO Porto. Em cima da mesa, entre outros assuntos, esteve a dotação de enfermeiros especialistas na instituição.

 

Pelas 09h30 do dia de hoje, teve lugar no IPO do Porto, uma reunião entre Fernanda Soares e João Paulo Carvalho. O Presidente da Secção Regional Norte da Ordem dos Enfermeiros e a Enfermeira Directora do IPO, debateram o número de enfermeiros que, ao abrigo da nova legislação, estão em exercício de intervenções especializadas, admitindo a instituição, que cumpre a percentagem de 25% dos enfermeiros especialistas, conforme determinado pela tutela em documento oficial. 

Na opinião dos profissionais, apesar de se encontrar no valor de referência previsto, “não é suficiente”. A especificidade do público alvo do IPO, as comorbilidades e possíveis complicações da doença e tratamentos instituídos, exigem cuidados diferenciados.

 

Segundo um estudo realizado em 2018, os cuidados prestados por Enfermeiros especialistas ajudam a reduzir as taxas de mortalidade, “Unidades com menor percentagem de Enfermeiros especialistas são mais propensas a ter taxas de mortalidade mais elevadas” pode-se ler no relatório “Os Cuidados de Enfermagem Especializados como Resposta à Evolução das Necessidades em Cuidados de Saúde”, realizado pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência.

 

Para João Paulo Carvalho, “O IPO actualmente não está a aproveitar em pleno a disponibilidade de cuidados especializados, pelo que urge uma resposta diferenciada da tutela para uma instituição que é a última esperança de muitos doentes”. O Presidente da OE Norte, acrescenta ainda que a dignidade profissional é colocada em causa é questiona a justeza do acto “não é digno contratar um enfermeiro e, só porque este investe na sua formação profissional, pedir-lhe que, a troco de nada, exerça o seu mais diferenciado nível de competências”, acrescentou.

RPR