Investigação sobre as intervenções dos enfermeiros do pré-hospitalar na pessoa vítima de trauma

  • 11-09-2019

A Investigação “Enfermagem Pré-Hospitalar à Pessoa Vítima de Trauma”, cujo objectivo é avaliar a eficácia das intervenções dos Enfermeiros no pré-hospitalar no estado hemodinâmico das vítimas de trauma à chegada ao Serviço de Urgência, teve início no mês de março de 2019 nas Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV) da Delegação Regional Centro do Instituto Nacional de Emergência Médica, sendo alargada às Delegações Regionais do Norte e Sul no mês de junho.

 

Este estudo permitirá avaliar o impacto das intervenções de Enfermagem, autónomas e interdependentes, implementadas no pré-hospitalar, nas vítimas de trauma e determinar o tempo que decorre entre o momento de chegada do meio de socorro e o momento de chegada à unidade hospitalar de referência.

Em 6 meses, mais de 150 ocorrências com vítimas de trauma já foram reportadas à equipa de investigação e estão a ser objecto de análise.

 

São participantes do estudo todos os Enfermeiros a desenvolver actividade em Ambulâncias SIV.

Para mais informações do estudo contactar a Direcção de Enfermagem do INEM ou a equipa de investigação através do contacto 914973946.

 

O futuro da Enfermagem está nas mãos dos Enfermeiros. Participe

 

Os autores desta investigação são:

Mauro Mota, Enfermeiro no Hospital Nossa Senhora da Assunção -Seia; Unidade Local de Saúde da Guarda, EPE; Enfermeiro na Ambulância Suporte Imediato de Vida - Seia; Instituto Nacional Emergência Médica, IP 

Madalena Cunha, Professora Adjunta da Escola Superior de Saúde de Viseu

Margarida Reis Santos, Professora Coordenadora da Escola de Enfermagem do Porto

Rui Campos, Enfermeiro Director do INEM