Informar para prevenir

  • 22-07-2019

O Conselho Jurisdicional Regional do Norte esteve, neste mês de julho, no distrito de Vila Real com a  “Deontologia à Conversa” para esclarecer e alertar os colegas sobre as alterações que o Regime Geral da Proteção de Dados impôs aos acessos, assim como aclarar dúvidas sobre ética e deontologia vertida no Estatutos da Ordem dos Enfermeiros.

 

Iniciativa igual já fora desenvolvida anteriormente nos distritos de Bragança, Braga, ficando a faltar Viana do Castelo e Porto.

“Com este tipo de iniciativas pretende-se evitar constrangimentos de futuro. Profissionais esclarecidos têm menos probabilidade de cometer erros no seu quotidiano. Todos sabemos os nossos direitos e deveres mas, por vezes, é necessário reavivar a memória e a grande aposta deste Conselho Jurisdicional recai sobre a prevenção/pedagogia desde o primeiro dia. Preferimos alertar as pessoas para as alterações dos regulamentos e da legislação vigente, a ter de abrir procedimentoos disciplinares,  podendo estes  marcar todo o percurso profissional do Enfermeiro”, afirma Miguel Vasconcelos, Presidente do Conselho Jurisdicional Regional Norte